8 perguntas respondidas sobre dor de garganta

A dor de garganta pode ser sintoma de uma série de problemas de saúde, o incomodo aparece quando menos esperamos e traz muito desconforto. Por isso, assim que sentimos dor na garganta buscamos informações para descobrir o que pode ser e como tratar.

Inflamações que causam dor e impedem até de falar ou se alimentar são comuns em crianças e adultos e podem surgir em qualquer época do ano, mas já reparou que nos dias mais frios esse problema se torna mais comum? Existe tratamento natural para inflamação na garganta?

Foi pensando em resolver as principais dúvidas que surgem quando o assunto é garganta inflamada que preparamos este guia com as respostas para as 8 perguntas mais comuns sobre o tema. Desde perguntas simples, como problemas mais graves que também se destacam apresentando dor na região da garganta.

Se você está sentindo dor de garganta e quer saber o que pode ser e como diminuir a dor leia este artigo e tenha as respostas, porém não deixe de procurar um médico para buscar o diagnostico real e fazer o tratamento medicamentoso para se livrar de uma vez por todas dessa dor.

Por que sentimos dor de garganta?

A maioria dos casos de dor de garganta é causada por uma inflação na faringe ou na amígdala. Causada por um vírus (mas também pode ser bactéria), a região inflama e a dor se desenvolve, causando desconforto e até mesmo febre.

Diversas doenças como gripe e resfriado também podem gerar desconforto na garganta, precisando de um medicamento eficaz para combater o vírus ou bactéria que esteja provocando a inflamação na garganta.

Mas há outras doenças que causam dor de garganta, por isso não deixe de consultar um médico assim que sentir os primeiros sintomas.

Por que a friagem da dor de garganta?

Outra dúvida comum de quem sofre com dor de garganta é porque a doença se desenvolve nas épocas mais frias do ano. É a friagem que dá dor na garganta constante?

A resposta é sim: o frio favorece o surgimento da inflamação porque o organismo fica com menos defesa, facilitando que vírus ou bactérias atinjam se proliferem, desenvolvendo assim doenças que podem causar a dor na região da garganta.

O que pode ser dor de garganta constante?

Dor de garganta constante pode ser sinal de que você é uma das pessoas mais propensas à amigdalite que a doença que mais causa este sintoma. Mas por mais comum que essa doença possa parecer, é preciso ficar atento quando ela se desenvolve com frequência.

A amigdalite recorrente pode gerar uma alteração no formato das amígdalas, além de deixar os poros (criptas) com mais relevo, aumentando assim as infecções.

Nesses casos, a cirurgia da retirada das amígdalas é necessária, além de outros tratamentos que irão te ajudar a resolver o problema.

Como aliviar a amigdalite?

Se o seu problema já foi diagnosticado como amigdalite é preciso seguir a recomendação médica e tomar os medicamentos nos horários corretos. Dessa forma você conseguirá combater o vírus que tem gerado inflamação e dor de garganta.

Mas há uma forma simples de aliviar o sintoma: gargarejo de água morna e sal. Esse processo é eficaz porque a secreção acumulada na região é removida pelo sal. Você também pode chupar pastilhas que agem como analgésico, aliviando a dor.

Quais são as doenças que causam dor de garganta?

Além de amigdalite, gripe e resfriado, há outras doenças cujo sintoma é dor de garganta. Uma delas é a faringite, doença que atinge a faringe e também pode ser causada por vírus ou bactéria.

O refluxo também pode atingir a sua garganta, pois o suco gástrico do estômago passa para o esôfago e pode atingir a garganta, prejudicando a região por ser um líquido muito ácido, corroendo até mesmo as cordas vocais.

Mas é preciso ficar atento quando sentir dores de garganta frequentemente e sem conseguir recuperar a sua saúde seguindo os conselhos do seu médico, pois o número de casos de câncer de laringe tem aumentado nos últimos anos.

Comum principalmente em homens, a doença atinge principalmente fumantes, mas não-fumantes também podem desenvolver o problema, principalmente por conta o refluxo, do consumo de bebidas alcoólicas e até mesmo pelo HPV, que é uma doença sexualmente transmissível.

O câncer na tireoide também causa dor de garganta, o que nos faz recomendar uma visita ao médico assim que você notar outros sintomas como: caroço no pescoço, fraqueza, diminuição do suor, perda de cabelo, ganho de peso, unhas fracas e dor nas articulações.

Como evitar dor de garganta?

É incômodo sentir dor de garganta, a voz fica rouca, você não consegue se alimentar direito e ainda a febre e o mal-estar podem impedir que você realize as atividades mais simples do dia.

Manter uma alimentação saudável pode te ajudar a evitar a contaminação por vírus ou bactéria, pois seu sistema imunológico estará resistente.

Outros cuidados com a sua saúde poderão te impedir de ter doenças que podem causar dores na região da garganta, como não fumar, consumir pouca bebida alcoólica e evitar ficar muito próximo do ar-condicionado (que ressecada as vias respiratórias).

Lavar as mãos com frequência também impede a dor de garganta, pois evita que a contaminação por vírus atinja a sua boca. Outros cuidados são:

  • Não forçar a voz;
  • Não respirar pela boca;
  • Evitar contato com pessoas infectadas na garganta;
  • Beber muita água.

Como curar dor de garganta?

Para se livrar de uma vez por todas da doença que está te causando dor na região da garganta é preciso seguir a recomendação do médico. Cada enfermidade terá um tratamento a ser seguido, por isso a consulta médica é extremamente importante!

O tratamento para dor de garganta é feito geralmente com antibióticos que irão combater os vírus causadores da inflação, quer seja na laringe, faringe ou amígdalas.

Para outras enfermidades, outros medicamentos serão receitados para curar a doença e então eliminar os sintomas.

Qual o tratamento natural para inflamação na garganta?

Se você procura um tratamento natural para dor de garganta anote alguns elementos que irá te ajudar a reduzir o sintoma, porém deixamos claros que são soluções para os casos mais simples de doenças que geram a dor na região da garganta e o medicamento receitado pelo médico não pode ser substituído por esses elementos. Anote: mel, própolis, gengibre, maçã e limão.

Recomendados para você:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *