Dor de Garganta Persistente o Que Fazer?

Dificuldade para engolir e falar, dores constantes, febre persistente, os sintomas são muito similares, mas os motivos para a dor de garganta podem ser os mais diversos.

Muitas vezes um sintoma de outras doenças, a dor de garanta persistente é o típico problema oportunista, que acontece quando o corpo está sob ataque, e por isso mesmo deve ser encarada com cuidado, pois o diagnóstico errado pode tratar o sintoma sem curar a doença que o causa.

Alguns comportamentos e hábitos podem provocar dor na garganta. Profissionais que usam muito a voz, como professores, vendedores ambulantes, cantores e similares têm muito mais chance de desenvolver problemas relacionados à dor de garganta.

Tabagismo, poluição, respirar pela boca, baixa imunidade e fazer uso muito intenso da voz sem aquecimento ou exercícios vocais pode ocasionar lesões e doenças relacionadas à dor na garganta.

Dor de Garganta Persistente

O Que é Bom Para a Garganta Inflamada Dolorida?

Aliviar a dor na garganta inflamada é interessante se não for a única atitude tomada, já que maquiar os sintomas dificulta e muito o processo de diagnóstico médico, especialmente no caso da febre demorar para baixar.

Pastilhas, especialmente as de gengibre, são aliadas interessantes para diminuir as dores na garganta e o inchaço, já que aumentam a temperatura do corpo e auxiliam no combate a doença. Os chás também são excelentes auxiliares para impedir que a dor de garganta te impeça de cumprir suas tarefas diárias.

Romã, alho, mel, limão, entre outras ervas e temperos, como a canela e o gengibre, estes ingredientes são as melhores soluções naturais para a dor de garganta.

Os remédios recomendados geralmente são antitérmicos e anti-inflamatórios, que ajudam a aliviar a febre e a dor, embora não sejam garantia de eliminação da fonte do problema.

Como Curar a Dor de Garganta?

Caso o tratamento dos sintomas não dê resultado e dores na garganta persistam por mais de uma semana, consulte um médico, pois isto pode ser uma doença mais séria, como uma infecção viral ou bacteriana. Dependendo da situação, existe inclusive a possibilidade de retirar as amídalas, para evitar que o dano seja ainda maior.

Remédios Para a Dor de Garganta

Antibióticos e anti-inflamatórios são os remédio para dor de garganta mais comuns para acabar com a fonte da dor de garganta. O que pouca gente sabe é que, ao contrário do que pode parecer, a progressão de anti-inflamatório para antibiótico não é o tratamento mais adequado.

O que ocorre é que, na maioria das vezes, a dor de garganta é causada por bactérias, e os antibióticos não têm nenhum efeito positivo neste caso. Os anti-inflamatórios mais usados nos casos de dores na garganta são:

  • Naproxeno;
  • Diclofenaco;
  • Cetoprofeno;
  • Cloridrato de benzidamina.

Tanto os antibióticos como os anti-inflamatórios devem ser tomados somente com prescrição médica. A automedicação é um dos maiores motivos de piora de doenças mais graves relacionadas com dor de garganta.

Remédios Caseiros Para Tratamento de Dor Na Garganta

Os remédios naturais, entretanto, podem ser usados para aliviar as dores de garganta sem maiores prejuízos, já que chás de ervas e pastilhas naturais podem ser usados, inclusive de forma preventiva.

Abaixo você confere algumas dicas de frutas e produtos naturais que previne para que você não sofra com o problema de garganta infeccionada e amigdalite, ingredientes mais comuns a serem usados para dores de garganta:

Maçã: Muito usada por oradores e cantores, a maçã tem uma ação de limpeza da garganta que faz dela uma das maiores aliadas para a manutenção da saúde das cordas vocais. O chá de maçã com canela é muito usado, por ser saboroso e muito benéfico.

Canela: Muito usada por seu sabor e efeito termogênico, é o acompanhamento para o chá de maçã, de limão, e pode substituir o gengibre na maioria das receitas, por ser mais suave. Use a canela em casca (também chamada de canela em pau) para este tipo de receita.

Gengibre: Um dos temogênicos e anti-inflamatórios naturais mais potentes, pode ser consumido de diversas maneiras, balas de gengibre são vendidas nas farmácias e lojas de produtos naturais, sendo excelentes para a prevenção. No caso de já estar com dor, um chá de gengibre, com limão e mel é uma das soluções mais potentes e efetivas.

Limão: Por ser uma das frutas mais ricas em vitamina C, é usada para fortalecer as defesas do corpo em caso de gripes e resfriados, que também podem ocasionar dor de garganta.

Mel: Por sua ação protetora e anti-inflamatória,  o mel é,além de base para muitos remédios para problemas respiratórios, é essencial para qualquer receita caseira para dor de garganta. a própolis, cera que as abelhas usam para proteger suas colmeias é extremamente eficiente como antibiótico natural, sendo e o composto de mel com própolis pode ser utilizado sem prejuízo, para dores na garganta e outros problemas em geral.

Aqui mesmo em nosso site você pode encontrar uma lista com remédios caseiros para dor de garganta que você tem em casa e que qualquer pessoa pode usar para aliviar as dores constantes de garganta que tanto incomodam.

Recomendados para você:



9 Responses to “Dor de Garganta Persistente o Que Fazer?”
  1. paiva oliveira
      • grace
        • aldenora lima
        • Yan
      • jose
        • Ana
  2. Guela
  3. Luciana Karla Almeida rabelo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *